Soluções
  Cabeamento Estruturado

Eficiência Energética


Instalações Elétricas

Projetos

 

Soluções | Eficiência Energética
 
Projetos de Eficiência Energética

Tomando como exemplo, uma residência: Uma lâmpada incandescente comum tem uma eficiência de 8% (ou seja, 8% da energia elétrica usada é transformada em luz e o restante aquece o meio ambiente). A eficiência de uma lâmpada fluorescente compacta, que produz a mesma iluminação, é da ordem de 32%. Como o preço da lâmpada eficiente é entre 10 a 20 vezes mais caro do que a comum, a decisão de qual delas comprar dependerá de fatores econômicos que consideram a vida útil de cada uma e a economia proporcionada na conta de luz.

Assim também podemos avaliar o caso de uma empresa, para redução do consumo de energia é necessário avaliar as instalações elétricas existentes e os equipamentos instalados como as luminárias, projetores, lâmpadas e motores instalados. Os órgãos regulamentadores como o caso da Anel vem certificando novos produtos fabricados para se tornarem mais eficientes e com baixos índices de consumo de energia elétrica, mas qual será o custo desta substituição? Qual será a economia proporcionada com esse investimento?

Os cálculos para tomar a decisão acima não são triviais. Exigem o domínio de ferramentas de matemática financeira, conhecimentos técnicos de Luminotécnica, elétrica e outros. Portanto os projetos de eficiência energética deverão comprovar através de analises, estudo do cada caso e cálculos quanto à viabilidade do projeto e tempo de retorno do investimento, evitando o uso inadequado de equipamentos ou mesmo o gasto excessivo com soluções que não terão retorno econômico.
 
Rodape