Soluções
  Cabeamento Estruturado

Eficiência Energética


Instalações Elétricas

Projetos

 

Soluções | Eficiência Energética
 
O que é eficiência energética?

Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia. Dentre as diversas formas de energia interessam, em particular, aquelas que são processadas pela sociedade e colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, tais como a eletricidade, a gasolina, o álcool, óleo diesel, gás natural, etc.

A energia é usada em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos outros equipamentos (geladeira, automóvel ou uma fábrica). Estes equipamentos e sistemas transformam formas de energia. Uma parte dela sempre é perdida para o meio ambiente durante esse processo. Por exemplo: uma lâmpada transforma a eletricidade em luz e calor. Como o objetivo da lâmpada é iluminar, uma medida da sua eficiência é obtida dividindo a energia da luz pela energia elétrica usada pela lâmpada.

Outra fonte de desperdício deriva do uso inadequado dos aparelhos e sistemas. Uma lâmpada acesa em uma sala sem ninguém também é um desperdício, pois a luz não serve ao seu propósito de iluminação. Vale notar que esses efeitos se multiplicam à medida que a energia vai migrando por todos os setores da economia.

Fonte: www.inee.com.br

Desde o apagão em 2001, as empresas vêm investindo em programas de redução do desperdício de energia elétrica.

O total desperdiçado por ano, segundo o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel), chega a 40 milhões de KWh ou US$ 2,8 bilhões. Os consumidores (indústrias, residências e comércio) desperdiçam 22 milhões de KWh e as concessionárias de energia, com perdas técnicas e problemas na distribuição, são responsáveis pelos outros 18 milhões de KWh.

Enquanto o governo busca ampliar a oferta de eletricidade para evitar o déficit e sustentar o aumento de 6% previsto nas estimativas de demanda, os especialistas do setor de energia apontam uma solução no sentido oposto: conter a demanda por meio de técnicas de conservação, que tratam de substituir tecnologia (máquinas, motores, sistemas de refrigeração e iluminação), incluindo o uso da água, por outras com maior eficiência energética, menor custo financeiro e impacto ambiental.

Num projeto de Eficiência Energética alem do benefício com a economia de energia elétrica, podemos associar outros como a obtenção de melhor luminosidade para o ambiente com o uso de iluminação mais eficiente, redução com a manutenção de equipamentos, alem de contribuir com a responsabilidade no uso dos recursos naturais de onde vem a fonte para produção de energia elétrica.

 
Rodape